domingo, 27 de setembro de 2009

'Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que não os há. O nosso ir faz o caminho. '
C.S. Lewis

O que realmente é importante no nosso caminho? Qual a prioridade, o foco, o fim desejado?
Qual o verdadeiro compromisso com isso?
Às vezes temos momentos em que somos marcados, e que fazem alguma diferença, que mudam o nosso rumo. Mas às vezes esses momentos se tornam apenas momentos, e não valem de nada, e quando marcam o que esperar depois deles?
Começamos a sentir a diferença quando isso passa a ter valor em nossa vida, as coisas começam a valer na nossa vida quando realmente isso passa a ser um sacrifício. Nunca haverá um tempo onde não terá sacrifício, algo em que teremos que abrir mão, isso apenas muda, eu apenas tenho que abrir mão de outras coisas, mas o sacrifício se torna diário.
Preciso saber o meu lugar, ter revelação do que realmente é necessário, não importa o quanto minha vida esteja visível ou o quanto meu coração está ansioso, mas eu não devo mudar por isso, eu devo manter minhas metas, e deixar o desejo de meu coração, e pensar no desejo do coração de Deus. “Ag 1: 5 Considerais os vossos caminhos.”
Sacrifício é lugar de prazer em Deus, é quando eu formo meu caráter, onde reavalio meu caminho, valores, crenças, princípios. É como deixo meu marcos, onde percebo o valor de minha base, lugar onde firmo minhas estacas. Tanto em momentos bons ou não tão bons, eu devo permanecer. “Ag 1: 13 Eu sou contigo.”
Não podemos perder as oportunidades. Nosso compromisso deve ser firmado. Pois o compromisso é a forma, pública ou não, de se comprometer com alguém, com algum objetivo ou causa. Há diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios... Ter um compromisso é marcar uma data, reunião, ter uma ligação, acordo firmado.

‘O compromisso com outra pessoa ou com outras pessoas, em particular o compromisso incondicional e certamente aquele do tipo “até que a morte os separe”, na alegria e na tristeza, na riqueza ou na pobreza, parece cada vez mais uma armadilha que se deve evitar a todo custo (BAUMAN, 2004)’

Compromisso faz toda a diferença no caminho que queremos seguir... Porque eu apenas sigo aquilo que realmente tem algum valor, e que faz uma diferença enorme referente ao que eu sinto... Esse compromisso de optar ou não por sacrifícios e saber qual realmente será meu caminho, apenas eu decido.

2 comentários:

  1. Vivemos um tempo onde as pessoas ofertam tudo para se livrar de compromissos firmarem acordos, estabelecer alianças, enfim...
    Já caindo em clichê, pode-se facilmente observar o ocmportamento dos jovens com o ficar, nosso pacto é: eu te dou prazer, vc me dá prazer, e tchau... Nós cristãos, rebeldes que somos com as estruturas desse mundo, dizemos não a isso e, firmamos uma aliança de amor com Deus, muito tempo depois dELE já ter feito isso conosco ali na cruz, de o servir, um compromisso de conhecê-lo e fazê-lo conhecido, de acordar com ELE, e não dormir enquanto não o louvar e adorar, pelo simples e esplenderoso fato de ser DEUS...
    Ser Iluminado, aguardo o próximo texto...
    : >

    ResponderExcluir
  2. Anja, é bom poder ler suas reflexões aqui!
    Agora, vc tem um 'compromisso' com seus leitores! E é um privilégio para mim está entre eles! Grande amiga!
    Gostei do texto! Para mim o Compromisso mais importante é o de buscar e estar na vontade de Deus! (...e pensar no desejo do coração de Deus, como vc mesma disse em seu texto!)
    Ótimos pensamentos, Esmeralda.
    Vc é bênção!
    Saudade!
    Abraço!

    ResponderExcluir